RIO - O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciou nesta terça-feira (06/09/11) que a Linha 3 do Metrô, que vaI ligar Niterói a São Gonçalo, será construída, em via elevada, até 2014, aproveitando o leito da antiga estrada de ferro que liga Niterói a Itaboraí.
Segundo Pezão, a Linha 3 vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas. Uma estação intermodal (a maior da América Latina) será construída em Niterói para integrar os trens do metrô aos ônibus e as barcas. Os trens da Linha 3 vão transportar cerca de 350 mil pessoas por dia. As linhas de ônibus vão continuar operando entre as duas cidades, em vias paralelas à Linha 3.
Pezão informou ainda que serão investidos cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões da Petrobras. O trajeto completo, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos. A Petrobras vai fazer investimentos no projeto porque a Linha 3 também vai beneficiar os trabalhadores do Polo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), onde já trabalham cerca de quatro mil pessoas.
--Já adequamos a obra ao que o Tribunal de Contas da União pediu e já entregamos também as exigências de contrapartidas financeiras do estado. Acredito que iniciaremos as obras até o final do ano - afirmou Pezão.
Desativada, a antiga estrada de ferro que corta a Zona Norte de Niterói e São Gonçalo está sendo invadida por construções irregulares para moradia e comércio, principalmente no trecho urbano de São Gonçalo, onde a faixa de domínio vem sendo invadida por falta de fiscalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário