Volte ao início da página clicando abaixo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

GRANDE RIO: POLÍCIA FAZ OPERAÇÕES PARA IMPEDIR FUGA DE TRAFICANTES DO RIO PARA COMUNIDADES DE SÃO GONÇALO E NITERÓI.

Polícia tenta impedir fuga de traficantes do Morro de São Carlos para comunidades em São Gonçalo / Foto: Fernando Quevedo - O Globo

A polícia acredita que traficantes do Complexo do São Carlos e das favelas de Santa Teresa, que vai receber uma Unidade de Polícia Pacificadora, estão planejando se refugiar em comunidades de São Gonçalo e Niterói. Na manhã desta quinta-feira, policias do 12º BPM (Niterói) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram uma ação nos morros Juca Branco, Boavista e Serrão. A operação terminou sem presos nem apreensões.

Durante a madrugada, um homem foi preso numa operação da Polícia Rodoviária Federal na Ponte Rio-Niterói. De acordo com a polícia, os bandidos teriam aproveitado a grande movimentação de torcedores do Flamengo na Ponte Rio-Niterói, devido ao jogo de estreia de Ronaldinho Gaúcho, para tentarem se estabelecer na região.

Pelo menos dez policiais rodoviários federais fizeram uma blitz na pista sentido Rio da Ponte Rio-Niterói. De acordo com a PRF, um homem que tinha recebido o benefício do regime semiaberto e não havia retornado para a prisão foi preso, duas motos e um carro roubados foram recuperados e seus condutores conduzidos para delegacia. Além disso, dois veículos foram apreendidos por estarem com documentação irregular. Os casos foram encaminhados para a 74ª DP (Alcântara) e 78ª DP (Fonseca).

Além disso, em São Gonçalo, policiais militares do 7º Batalhão reforçaram o patrulhamento das principais vias da cidade com 15 viaturas. As blitzes terminaram por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira. Segundo o batalhão, 35 veículos em situação irregular foram apreendidos. A PM, contudo, não pode atuar na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), principal via de acesso ao município, por se tratar de uma rodovia federal, onde o policiamento está a cargo da PRF.

Há anos que traficantes dos morros da Mineira e de São Carlos, no Rio, se escondem na comunidade do Salgueiro, na periferia de São Gonçalo e às margens da BR-101. O local tem mais de três mil casas, a maior parte ocupada por moradores de favelas erradicadas em Niterói. Há também um conjunto de mil casas ocupadas por civis e militares do Ministério da Marinha. O local é procurado pelos traficantes porque possui um único acesso, o que dificulta operações policiais.

A invasão dos traficantes do Rio preocupa o Conselho Comunitário de Segurança porque São Gonçalo perdeu um batalhão da PM (o 11º, transferido para Friburgo) e o 7º BPM tem pouco mais de 300 homens, divididos em turnos, para policiar os 228 quilômetros da cidade, que tem mais de um milhão de habitantes (é o segundo município mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital). São Gonçalo é a cidade fluminense que tem o menor percentual de policiais por habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEONARDO MATTOS BLOG®. DESDE 2008 EM COMPLETA SINTONIA COM VOCÊ!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO. A gente vê por aqui!