A Seeduc (Secretaria Estadual de Educação) informou que a greve iniciada por professores e funcionários da educação na última terça-feira (7) teve, nesta quarta-feira (8), a adesão de 17 escolas estaduais em todo o Estado do Rio de Janeiro, o que representa uma paralisação de 2% dos 51 mil professores em suas atividades nos dois primeiros turnos.
De acordo com a Seeduc, a rede estadual de ensino conta com 1.457 unidades escolares, 1,1 milhão alunos e 75 mil professores, sendo 51 mil regentes de turma.
Para a Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), porém, a adesão contou com cerca de 60% dos professores em todo o Estado, que reivindicam aumento emergencial de 26% para professores e funcionários das escolas estaduais. A categoria pede também a incorporação imediata, em 2011, de todas as parcelas pendentes de gratificações, que está prevista para terminar somente em 2015. Os grevistas querem ainda que o governo siga regularmente o plano de carreira, que, segundo eles, não é respeitado.
Segundo Sérgio Paulo Aurnheimer, diretor do Sepe, a greve iniciou porque o governo não respondeu ao pedido de negociação. Aurnheimer afirma que “a ideia é continuar com a mobilização, pelo menos até a próxima terça-feira”, quando irá acontecer a próxima assembleia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário