O Inverno começa oficialmente no dia 21 de Junho, às 14h16, no horário de Brasília, mas o frio já se antecipou à estação, segundo a Climatempo. Desde o começo de maio, as frentes frias, com massas polares, já têm atingido o centro-sul do Brasil. O Outono é a estação de transição entre o Verão e o Inverno e, portanto, é normal ocorrer dias muito quentes no começo da estação (semelhantes aos dias de Verão) e muito frios no fim da estação (semelhantes aos dias de Inverno). De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, os modelos estatísticos e dinâmicos de clima indicam que nos próximos meses não teremos a influência do fenômeno La Niña. A temperatura da superfície do mar continua dentro do normal no período de neutralidade até o fim do ano.
No mês de julho, seis sistemas frontais atuam no Brasil, um a menos que a média climatológica. Destaque para a atuação de uma frente fria, no início da segunda quinzena do mês, que favorece o aumento da umidade na faixa litorânea do Nordeste. O mês inicia com temperatura elevada em grande parte do País, mas as massas de ar frio proporcionam queda acentuada de temperatura em várias localidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No fim do mês deve ocorrer o fenômeno da friagem na Região Norte, afirma Nascimento.
Durante o mês de agosto, a atuação de massas de ar frio proporciona declínio acentuado de temperatura na Região Sul, com geada. Na maior parte do País, a chuva fica próxima dos valores médios históricos, o que é bem pouco. A umidade relativa do ar pode cair a valores inferiores a 20% no Brasil Central e na região Sudeste. A situação de estiagem proporciona aumento do número de focos de queimada no centro-norte do Brasil. Seis frentes frias atuam em agosto e têm rápido deslocamento, com fraca intensidade. Agosto deve ser, de forma geral, menos frio do que o mês de julho, lembra Alexandre.
O mês de Setembro deve ser marcado por altas temperaturas no Centro-Oeste do Brasil. A chuva fica abaixo da média histórica em grande parte do Sul do País, com exceção do Paraná, onde deve chover com regularidade devido à passagem das frentes frias. Cinco massas de ar frio de fraca intensidade devem atuar no País, relata o meteorologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário