As chuvas nas regiões serrana, norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro já fizeram, ao todo, 15 mortes. Dentre as vítimas, 13 são decorrentes do deslizamento de terra no município de Sapucaia. As outras duas foram nas cidades de Miguel Pereira e Lage do Muriaé. Nos locais atingidos, há 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados.
O deslizamento que até agora fez 13 vítimas ocorreu na madrugada de segunda-feira e atingiu nove casas. A Defesa Civil não acredita na hipótese de encontrar soterrados com vida, mas ainda busca por cerca de dez corpos. Os trabalhos nos escombros continuam com o Corpo de Bombeiros, cães farejadores e voluntários. Os cerca de 150 desalojados foram levados para o Ciep número 286, no mesmo distrito dos deslizamentos.
Nível do Rio Muriaé descerá em dois dias se não chover forte
O nível do rio que corta diversos municípios do Noroeste Fluminense está, aproximadamente, 60 centímetros acima do normal. A expectativa é de que, se não houver temporais, a água comece a baixar a partir da próxima quinta-feira.
"Ele sobe um pouco, desce um pouco e fica nesse movimento porque ainda está muito volumoso. Até amanhã à noite, não tem nenhum prognóstico de melhora. Se não chover mais até lá, a tendência dele é, a partir de então, ir baixando devagar", explicou o coronel Douglas Paulich, coordenador da Defesa Civil da região.
O governador do estado, Sérgio Cabral, assinou um decreto publicado nesta terça-feira no Diário Oficial que põe sete municípios do estado em situação de emergência. São eles: Cardoso Moreira, Lage do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaperuna, Italva e Miracema.
80 % de chance de transbordamento de rios
Mesmo com a diminuição relativa das chuvas, há cerca de 80% de chances de transbordamento de rios nas regiões serrana, norte e noroeste do estado. As informações são do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O Inea liberou uma lista de cidades em situação de alerta máximo. São elas: Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus de Itabapoana, Campos dos Goytacazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário