ESTANDARTE DE OURO 2012
Última escola a se apresentar na primeira noite de desfiles, a Vila Isabel iluminou a avenida com carros belíssimos e em tom dourado, que deu um brilho extra ao nascer do dia. Em sua primeira incursão pelo tema África, a carnavalesca Rosa Magalhães conseguiu mostrar até um navio negreiro de forma leve, colorida e diferente. Empolgado com a performance da comissão de frente - que reproduzia o deslocamento de animais e homens na savana africana -, o público do setor um saudou a escola com gritos de “é tricampeã”. Além da beleza, encantou também a criatividade da escola. A porta-bandeira, Rute Alves, por exemplo, carregava nas costas um boneco fazendo as vezes de um bebê. E no setor um, as alas das girafas e dos pássaros, compostas de armações leves sobre os ombros dos integrantes, se destacavam.
A Império Serrano abocanhou duas premiações: melhor escola e melhor samba-enredo do Grupo de Acesso, composto por Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império, em homenagem a Dona Ivone Lara.
A Portela levou o Estandarte de Ouro pelo samba “... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo. A União da Ilha venceu com a melhor Comissão de Frente. O melhor mestre-sala do desfile do Grupo Especial foi Julinho, da Vila Isabel e a melhor porta-bandeira foi Rute, também da Vila Isabel.
Considerado o "Oscar do carnaval carioca", o Estandarte de Ouro foi criado em 1972 . De lá para cá, distribuiu 622 troféus às mais diversas agremiações. Atualmente, são 16 as categorias agraciadas. O júri desde ano é formado por Adelzon Alves, Aloy Jupiara, Argeu Affonso, Dorina, Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Luís Filipe de Lima, Lygia Santos, Marcelo de Mello, Carlinhos de Jesus e Isabela Capeto.
O Estandarte de Ouro de PERSONALIDADE DO CARNAVAL foi para a carnavalesca da Vila Isabel, Rosa Magalhães.
A Vila Isabel também levou o Estandarte de Ouro de melhor enredo com: "Você samba lá... que eu sambo cá. O Canto livre de Angola!
A melhor Ala das Baianas também foi para a Vila Isabel.
Gilsinho, da Portela, levou o prêmio de melhor puxador do Grupo Especial.
A União da Ilha ficou com a Melhor Comissão de Frente.
Mestre Noca, à frente da bateria da Imperatriz Leopoldinense, ganhou o prêmio de Revelação do Carnaval Carioca 2012.
O prêmio de melhor ala ficou com a "Ala da Comunidade" da Unidos da Tijuca, a fantasia dos bonecos de barro.
O PRÊMIO ESPECIAL DO CARNAVAL foi para o ARQUITETO OSCAR NIEMEYER!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário