As águas do rio Negro não param de subir e a cota divulgada nesta sexta-feira (11) é de 29,64 metros. Os números indicam 13 centímetros a menos da maior cheia registrada no Amazonas. A Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, já está sendo afetada pelo nível das águas.
Nas calçadas e no asfalto de uma das principais vias da capital, já é possível notar grande quantidade de água. Pedestres e motoristas começam a redobrar a atenção durante o trânsito no local.
A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o nível do rio Negro, em 2012, ultrapasse a grande cheia de 2009. Naquele ano o registro máximo foi de 29,77m. Para este ano, a previsão é que as águas podem subir até 30,13m. No dia 31 de maio um novo alerta de cheia será emitido pelo órgão.
Emergência
O estado do Amazonas já tem 45 cidades com decreto de situação de emergência. A capital faz parte da lista. De acordo com a Defesa Cilvil, a cheia dos rios no Amazonas já afeta mais de 70 mil famílias. Mais cidades podem decretar emergência nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário