Em Parintins, município do Amazonas, a 315 km de Manaus, a subida das águas do RioAmazonas tem novamente provocado mudanças nos galpões onde é realizada a confecção de tribos e alegorias do Boi Garantido. A cheia antecipou o transporte das produções para o Bumbódromo.
De acordo com os coordenadores do boi vermelho e branco, essa não é a primeira vez que, por motivo de falta de segurança e em decorrência da cheia, eles têm de antecipar o translado de alegorias para o pátio de estacionamento do Bumbódromo.
Segundo o artista e membro da comissão de arte do boi Garantido, Júnior de Souza, cerca de 180 módulos alegóricos deverão ser transportados durante três noites. O processo de translado envolve 200 kaçauerés, como são denominados os trabalhadores do Garantido responsáveis pelo deslocamento das alegorias até a arena do Bumbódromo.
Para Telo Pinto, presidente do Bumbá, apesar da interdição da ‘Cidade Garantido’, o projeto artístico para o festival de 2012 não mudará. O presidente ainda afirmou que a associação folclórica conta com outros locais alternativos para servir de ‘quartel-general’ na confecção dos itens restantes.
Neste ano, o Festival Folclórico de Parintins será realizado nos dias 29 e 30 de junho, e 01 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário