Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, a partir da meia-noite de domingo (17), quando começa o Horário de Verão brasileiro. A mudança atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e vai durar até o terceiro domingo de fevereiro.
Portanto, em 20 de fevereiro de 2011, os relógios deverão ser atrasados em uma hora, à meia-noite, para voltarem ao normal.
O Horário de Verão é adotado há mais de duas décadas, mas em 2008 oficializou-se a determinação para que vigore, todos os anos, sempre no mesmo período: do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro. Haverá exceção quando este coincidir com o Carnaval, sendo então a mudança adiada por uma semana.
O objetivo da medida é o ganho de mais tempo com luz solar, essencial para reduzir o consumo de eletricidade nos horários de pico. A claridade natural das 18 às 19 horas atenua, nesse intervalo, a demanda simultânea nas indústrias, escritórios e residências. Assim, não ocorrem sobrecargas e diminuem os riscos de blecautes na época mais quente no ano.
No verão, cresce muito o uso de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e ventilação, cujo funcionamento depende de energia. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), a economia de eletricidade, que varia entre 4% e 5%, foi de dois mil megawatts no último horário de verão. Em dinheiro, isso representou R$ 10 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário