O Porto do Rio, uma das principais portas da cidade, é o principal ponto de exportação da indústria fluminense e carioca. Em recentes dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), as exportações originadas do Rio tiveram um crescimento de 48% em 2010.
Bairros da Zona Portuária vão ficar de cara nova com o projeto Porto Maravilha, que prevê a restauração dos armazéns, retirada da Perimetral, demolições de prédios inabitados e nova construções destinadas a área turística, comercial e habitacional. O plano de reurbanização e revitalização deve ter início ainda neste ano.
Considerada "A Década do Rio", a comemoração desses 446 anos traz a dimensão do avanço da cidade e o que se pode esperar ainda mais, com a Copa da Mundo em 2014 e a Olímpiada 2016.
Ainda neste ano, o Píer Mauá concluirá o novo Terminal de Passageiros Marítimos. Para Copa e Olímpiada, a construção de um centro empresarial com um amplo estacionamento e implantação de pólo gastronômico.
Com esses grandes eventos esportivos, segundo João Gomes, superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, o comércio da cidade será alavancado, com a criação de mais de 400 mil oportunidades de emprego.
Para Gomes, a capital fluminense cresce juntamente com o estado, que volta acompanhar a economia nacional. Entre 2007 e 2009 havia uma distância no crescimento comercial entre o Brasil e o Rio.
Por fim, é esperado que o avanço acumulado nesses 446 anos seja superado nos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário