O principal objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer ao promover competições esportivas como o JESG é democratizar e viabilizar o acesso à prática e à cultura do esporte, visando o desenvolvimento da cidadania em crianças e adolescentes.
“Dentro da filosofia do esporte brasileiro, o início da formação dos jovens está dentro das escolas. A Secretaria incentiva a realização dos Jogos para que haja a possibilidade de contribuição na formação do atleta. É certo que, nas escolas, estarão em melhores condições para aprender diferentes modalidades esportivas”, salienta o subsecretário.
Para a competição deste ano, mais de 45 escolas já estão inscritas. Somente em 2010, participaram da disputa cerca de 1400 alunos atletas de 68 escolas de São Gonçalo.
Histórico:
O JESG faz parte da história de muitos atletas cariocas. Jogadores renomados e experientes profissionais da área esportiva já participaram da competição. É o caso de Maria José de Sales, mais conhecida como Zezé. A atleta, que atualmente joga na equipe de Handebol Z5 e já passou pela seleção brasileira de handebol, foi uma das revelações do JESG mostrando o seu talento no time do Colégio Nova Cidade.
Outro talento gonçalense é a atleta Idalina Borges Mesquita, a Daly. A jogadora, que descobriu a sua vocação no Colégio Dom Hélder Câmara, joga atualmente no time Hypo Niederosterreich, da Áustria e na seleção brasileira de handebol feminino.
“Foi no JESG que eu descobri meu talento para o handebol, e através dele consegui uma bolsa de estudos integral para a minha faculdade. O JESG abriu muitas portas para mim, uma delas foi a oportunidade de ser atleta do Clube Esportivo Mauá e depois disso fui convocada para a seleção brasileira”, conta a professora.