ESMERALDA.
Variação do mineral berilo, a mais nobre desse grupo. Outras pedras do grupo do berilo são a água-marinha, a morganite e o próprio berilo. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio. É altamente apreciada como gema e onça por onça. É a pedra mais valiosa do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, porém são essas inclusões que podem determinar se a gema é verdadeira. Tem dureza de 7.5 - 8.0 pontos na Escala de Mohs de dureza, no entanto esta dureza pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho das inclusões numa determinada pedra. As principais jazidas de esmeraldas, são colombianas e podem ser encontradas também no Brasil e no Zimbábue. Sua transparência, é de transparente a opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens: do grego "smaragdos“ e do hindu antigo, de significado "pedra verde"
• Numa cidade bem longe de tudo chamada Jazida do Norte, encontrava-se um tesouro preciosíssimo de nome Esmeralda, cujo foi deixado em uma caverna mas não se sabe por quem, pois os pais de um senhor de 95 anos eram os proprietários daquela belíssima propriedade. Os pais dele morreram e ele morava na cidade de São Gonçalo. Já nesta idade, foi rumo ao tesouro dos pais, que tanto falavam, de uma bela cidade na qual descansariam quando mortos. Mas ele precisava saber como chegar lá e num dia, quando estava juntando as roupas dos falecidos, achou um misterioso mapa que se direcionava sempre ao Norte e em um ponto do estado de Minas Gerais, havia uma figura de uma Esmeralda, na qual ficou curioso e decidiu segui-lo, largando assim, toda a sua vida em São Gonçalo. Pegou o seu carro e foi, passando por horríveis estradas até chegar num portal e se deparar com um mini-inferno, onde demorou 10 anos para passar, até um guardião descer uma alta montanha e puxá-lo para cima, se deparando com...
• Em São Gonçalo, cinco filhas estavam tristes pelo desaparecimento do pai que não teve um motivo certo e não o encontraram até hoje. Simone, Margareth, Marli, Iguaciara e Andiara, sentiam falta do pai, mas a mãe de todas estava ali, viva ainda, muito chateada também com o desparecimento do marido, uma simpática senhora de 78 anos, cujo nome era Edineide.
- Mãe! Na aula de História de hoje aprendi que normalmente as pedras preciosas, como o diamante, são retiradas das cavernas com as mãos. É eles ficam, tipo com um machado na mão e cavando ali o dia inteiro só pra terem o que comer em casa. (Disse Davi)
- Parabéns filho! Você está muito inteligente, hein! (Disse Margareth)
- E eu, mãe, aprendi que as terras do Brasil estão mal distribuídas e é por isso que tem tantas pessoas nas ruas, pois existem poucos donos para muitas, muitas terras. (Disse Maria Clara)
- Vocês tão que tão, hein! Seu pai é que deve tá gostando muito disso. (Disse Margareth)
- Eles só poderiam ser meus filhos mesmos, né Margareth! (Disse Cláudio Júnior)
- Todos ficaram rindo e comentando sobre o assunto.
ATÉ O PRÓXIMO DOMINGO!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário