Às 07h30 deste domingo (17), a procissão de ramos seguiu pelas Ruas Padre João Crippa, Júlio Dittmar e 14 de Julho e terminou com uma missa na igreja São Francisco de Assis em Campo Grande.
O chamado domingo de Ramos abre a Semana Santa e celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Frei Silvio, de 29 anos, explica está é a época que a Igreja recebe mais visitas e nesta semana cerca de 500 pessoas devem passar pelo local.
“Hoje começa a Semana Santa, que é a celebração do mistério da nossa redenção: paixão, morte e ressurreição de Jesus”, lembra o frei, que completa dizendo que as pessoas se sentem mais atraídas pela religião nessa época do ano e vão para a igreja para rezar e se alimentar do momento de celebração.
A auxiliar de enfermagem, Maurícia Lopes Barbosa, de 67 anos, diz que para ela a data é importante, pois representa a ressurreição de Jesus, além de relembrar o renascimento de cristo. “Esse momento aproxima as pessoas de coisas boas e pra humanidade é tempo de recomeçar”, destaca Maurícia.
Já a dona-de-casa, Celestina Oliveira, de 62 anos, o domingo de ramos e a Semana Santa que representam a entrada de Jesus em Jerusalém, é relembrado através da celebração, com músicas e gestos.
“Para mim esse momento é um sinal de que as pessoas precisam mudar para melhor, pensar no próximo e fazer o bem”, ressalta Celestina.
Tradição católica
Segundo o site da Canção Nova, a Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Os Ramos santos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada e espezinhada.
Os Ramos sagrados que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário