Cilindros e outras peças do motor
O coração do motor é o cilindro, dentro do qual um pistão se move para cima e para baixo. O motor descrito abaixo tem apenas um cilindro, típico de cortadores de grama e de motocicletas de pequeno porte, mas a maioria dos carros tem mais de um cilindro (geralmente quatro, seis ou oito cilindros). Em um motor com vários cilindros, eles são dispostos de diversas maneiras. As principais configurações são em linha, em V ou plano (conhecido também como horizontal oposto ou boxer), como mostram as figuras abaixo.Figura 2. Em linha - Os cilindros são alinhados em uma única bancada
Figura 3. V - Os cilindros são dispostos em duas bancadas, formando um ângulo entre si
Figura 4. Plano - Os cilindros são dispostos em duas bancadas, em lados opostos do motor
Há vantagens e desvantagens de cada configuração de motor em termos de suavidade, custo de fabricação e características diretamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo.
Tamanho do motor (cilindrada ou deslocamento volumétrico)
Desde os primórdios dos motores, convencionou-se classificá-los em tamanho por meio da cilindrada ou deslocamento volumétrico. Por se tratar de volume, ele é medido em litros ou cm³ (centímetros cúbicos; 1.000 centímetros cúbicos - ou 1.000 cm³ - equivalem a um litro).
Veja aqui alguns exemplos:
- uma motosserra pode ter um motor de 40 cm³;
- uma motocicleta pode ter um motor de 500 cm³ ou de 750 cm³;
- um carro esportivo pode ter um motor de 5 litros (5.000 cm³).
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