“Os homens criaram tudo o que você vê no mundo. Homens inventaram a eletricidade, curas para doenças. Cada tijolo que você vê está lá porque um homem o colocou lá” - D. Masterson.
Hoje é o Dia Internacional do Homem. Cara... eu, Max Wolfen, te digo: você tem que comemorar! Ligue pra todos os seus amigos e relembre-os de que hoje é o nosso dia, amigo.
Seus ancestrais do sexo masculinos criaram a Civilização. E eles não inventaram só a eletricidade (Volta, Coulomb, Franklin) e as vacinas (Edward Jenner): eles também inventaram os automóveis (Karl Benz) e os aviões (Santos Dummond, Wright Brothers), os navios transatlânticos (vikings) e os trem-bala (Siemens e Halske) . E também esse computador (Douglas Englebart) que você está usando agora e a internet (Licklider), os eletrodomésticos (Ibn Sina), os instrumentos musicais (A.Amati, George Beauchamp etc) e a música em si mesma (Bach, S.Ambrosio, Josquin Des Pres, Pachelbel). Os homens inventaram a arquitetura (Vitruvius, Imhotep, Alberti) e a engenharia (Iktinos, Meng T'ien, John Smeaton), e todos os edifícios que você vê pela cidade tem os mesmos ancestrais: os estudos de massa realizados pelos homens para permitir a edificação das cidades e das nações.
Além disso, nossos irmãos do sexo masculino também inventaram o pensamento abstrato e todas as maravilhas que herdamos disso: a filosofia (Tales, Parmênides, Heráclito), a psicologia (Freud), a física (Newton), a sociologia (Saint-Simon, Weber, Marx), a literatura (Homero, Hesíodo), a criação dos Estados Nacionais (Hobbes, Montesquieu) e as leis (Ulpiano, Gayo, Papiniano, Modestino, Beccaria, Rousseau), as instituições, a história (Hecateo de Mileto, Heródoto de Halicarnaso, Tucídides) e tudo isso possibilitado por duas enormes invenções: a escrita (sumérios) e a imprensa (Guttenberg).
"A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana" (Albert Camus).
Pode-se dizer que eles inventaram a guerra e a bomba atômica (Ernest Rutherford, Leó Szilárd), mas também inventaram a Declaração de Direitos Humanos (Jean-Joseph Mounier), a ONU (Franklin Roosevelt) e a não-violência (Gandhi, Thoureau). Eles inventaram as armas de fogo (Walter de Milimete), mas também criaram a medicina moderna (Alexander Fleming), os fertilizantes (Justus von Liebig) e a arte. Eles dividiram a raça humana em várias nações e etnias, mas deram a elas o sentimento de unidade pelo conceito de humanidade e pelas especificidades culturais que as tornam únicas.
Mas os homens não só se ocuparam de refinar as técnicas de trabalho e sobrevivência. Eles também aprimoraram o nosso entretenimento, inventando o cinema (Eadweard Muybridge, David Griffith), a cerveja (mesopotâmicos), o jazz (Louis Gottschalk, Ernest Hogan, Buddy Bolden), o rock (Alan Freed, Jackie Brenston, Bill Haley, Big Joe Turner), a televisão (Paul Gottlieb Nipkow), o rádio (David E. Hughes), o telefone (Thomas Edison), a camisinha (Gabriel Falopio) e os palitos de dente.
Portanto, amigo, olhe ao redor e sinta-se orgulhoso, porque tudo o que você tem agora ao seu alcance foi, algum dia, idealizado por algum dos seus ancestrais masculinos que se ocupou do progresso da humanidade e de tornar a nossa existência mais amena e digna de ser vivida.
Reflexões Masculinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário