Traficantes jogaram óleo nas principais ruas das comunidades para impedir que policiais e blindados avançassem.
O chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Pinheiro Neto, disse na manhã deste domingo (13) que a Operação Choque de Paz devolveu o território aos moradores da Rocinha e Vidigal, em São Conrado, na zona sul. De acordo com ele, às 6h as duas comunidades já estavam totalmente ocupadas pelas forças de segurança do Estado. A policia também ocupou a Chácara do Céu, favela vizinha à Rocinha e Vidigal.
Policiais do (Bope) Batalhão de Operações Policiais Especiais e BPChoque (Batalhão de Choque) entraram nas duas comunidades às 4h10. E em menos de duas horas o território havia sido dominado sem que fosse preciso disparar um tiro.
Traficantes chegaram a jogar óleo nas principais ruas para impedir o avanço dos policiais. Mas tanto os blindados da Marinha, que se deslocam sobre esteiras, como os policiais conseguiram progredir sem dificuldades.
O comandante do Bope, tenente-coronel Renê Alonso, disse que os policiais fazem buscas em matagais. Os agentes também revistam casas de moradores para localizar armas, drogas e traficantes.
Treze armas já foram apreendidos. Duas dessas armas tinham adesivos de coelho e pertenceriam ao traficante de mesmo nome, preso na quarta-feira passada (9) tentando fugir da Rocinha com a ajuda de policiais.
O armamento estava enterrado em um tonel na localidade conhecida como Laboriaux. O Bope desconfiou da terra remexida e encontrou as armas.
Entre as armas estão sete fuzis FAL 762, um fuzil parafal, dois fuzis AR15 e um fuzil desmontado. Também foram encontradas uma espingarda, uma metralhadora calibre 12, uma granada, um radiotransmissor, 20 carregadores para fuzil 762 e duas lunetas.
O governador Sérgio Cabral (PMDB) conversou com a presidente Dilma Rousseff por telefone e agradeceu o apoio da Marinha. Ele também falou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governador Sérgio Cabral (PMDB) conversou com a presidente Dilma Rousseff por telefone e agradeceu o apoio da Marinha. Ele também falou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário