Estado nunca havia contado com três representantes na competição sul-americana. São Paulo já teve quatro em duas oportunidades
O Rio de Janeiro vai ter pela primeira vez em sua história três representantes em uma edição da Taça Libertadores. Vasco, Fluminense e Flamengo se classificaram para a competição depois de terminarem o Campeonato Brasileiro em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
O Flamengo foi o último carioca a garantir vaga na Libertadores. Depois do empate em 1 a 1 com o Vasco, o time terminou o Brasileiro em quarto lugar e vai disputar a fase eliminatória da competição sul-americana, contra o Real Potosí, da Bolívia, a quatro mil metros de altitude. O vencedor do confronto, nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro, passa para a fase de grupos. O primeiro duelo será na Bolívia.
O Vasco, como campeão da Copa do Brasil deste ano, está no Grupo 5, ao lado do Nacional, do Uruguai, de um clube peruano e do vencedor do confronto entre um paraguaio e um equatoriano. Já o Fluminense será encaixado no Grupo 4, com o Zamora, da Venezuela, um clube argentino e o vencedor do confronto entre um argentino e um peruano.
Em comparação com outros estados do Brasil, São Paulo é o recordista. Em dois anos seguidos, o estado foi representado por quatro clubes. São Paulo, Palmeiras, Santos e Santo André jogaram a Libertadores de 2005, enquanto São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Paulista se classificaram para a edição seguinte.
O Botafogo chegou a estar perto da classificação para a Libertadores do ano que vem, o que deixaria o Rio com quatro representantes. Até a última rodada do Brasileiro, o time teve chances de classificação, mas acabou na nona colocação e vai disputar a Copa Sul-Americana no ano que.
Em duas oportunidades, o Rio contou com dois representantes na Libertadores. Em 1985, Fluminense e Vasco, que haviam protagonizado a decisão do Brasileiro do ano anterior, disputaram a competição. Flamengo, terceiro colocado no Brasileiro de 2007, e Fluminense, campeão da Copa do Brasil de 2007, estiveram juntos na edição de 2008.
Em 52 edições da competição, o Rio foi representado em 22, com dois títulos e três decisões. Já com a classificação para o ano que vem incluída, o Flamengo soma 10 participações na Libertadores, seguido de Vasco, com oito, Fluminense, com cinco, Botafogo, com três e Bangu, com uma.
Em 2012, o Brasil terá seis representantes na Taça Libertadores. Além dos clubes do Rio, estão classificados o Corinthians, campeão brasileiro, o Santos, campeão da Libertadores do ano passado, e o Internacional, quinto colocado no Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário