LEONARDO MATTOS BLOG®. Em Tudo. Você se liga por aqui!

SLOGAN LMB®.
Powered By Blogger

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® - MÚSICA. Você vê por aqui!

A MÚSICA É A ARTE MAIS INTENSA, EMOCIONANTE E EMPOLGANTE DE TODAS. E FAZ GERAR A ARTE DA DANÇA. QUE É O BALANÇAR DO CORPO, O AGITAR DA SUA MATÉRIA, QUE FAZ TODAS AS SUAS DIFICULDADES E DOENÇAS SAÍREM DE VOCÊ.

Feliz Junho !!!

E-MAIL: leonardomattosblog@gmail.com.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

1 MÊS DA TRAGÉDIA NO RIO: REGIÃO SERRANA AINDA TEM CENÁRIO DE COMPLETA DESTRUIÇÃO.

Em Teresópolis, chuva deixou rastros no bairro Campo Grande (Foto: Tássia Thum/G1)

Barro nos cantos das ruas, poeira, casas destruídas, pedras, e postes quebrados bloqueando vias. O cenário de caos continua em algumas cidades da Região Serrana do Rio, um mês após a catástrofe provocada pela chuva em janeiro. Desde o início da enchente, as prefeituras dos municípios afetados contabilizam mais de 890 mortes.

As buscas por vítimas continuam e o Ministério Público do Rio ainda estima que mais de 400 pessoas estejam desaparecidas.

Para muitos, o novo lar ainda é um sonho distante. Com escassez de imóveis para alugar, as igrejas, galpões e escolas servem de residência para aqueles que perderam tudo. Em Teresópolis, a prefeitura registrou 9.110 desabrigados e 6.727 desalojados. Atualmente, a cidade tem 18 abrigos, onde residem cerca de 900 pessoas.

A situação não é diferente em Nova Friburgo. O levantamento da prefeitura aponta 949 famílias desabrigadas e 4.528 desalojados. Parte dessas pessoas se divide entre os 69 abrigos espalhados pela cidade. Em São José do Vale do Rio Preto, há 111 famílias morando em locais provisórios, como tendas e associações de moradores.

Moradores andam em meio ao cenário de caos em Teresópolis (Foto: Tássia Thum/G1)

O motorista Antonio Gonçalves Rocha, de 68 anos, mora há mais 40 anos em Campo Grande, um dos bairros mais afetados pela chuva em Teresópolis.

Nas paredes das casas ainda é possível ver as marcas que a água atingiu, na noite de 11 de janeiro. A Cedae e a Ampla, a pedido da Defesa Civil, não normalizaram o abastecimento de água e luz no local, para evitar o retorno dos moradores.

Apesar do cenário desolador, algumas pessoas resistem a sair de casa. Antônio é um deles. Ele diz que não deixa a residência da patroa com medo de saques. O motorista alega que não há segurança em Campo Grande à noite e de madrugada.

“Nesta semana mesmo, houve roubos em várias casas que foram abandonadas por seus moradores nos bairros da Posse, Caleme e Campo Grande. A casa da minha patroa, onde moro, não foi afetada. A chuva carregou apenas a piscina e o jardim. Sei que pra isso aqui voltar ao normal vai levar uma década, mas enquanto isso, estou ajudando a desobstruir algumas ruas para os carros passarem”, conta o motorista.

O caseiro Manoel Rodrigues teme que o bairro de Campo Grande seja esquecido pelas autoridades.

“Moro aqui na região há 25 anos. Como fica um pouco distante do Centro, acho que isso aqui vai servir mesmo de cemitério, com várias pessoas ainda mortas embaixo desse tanto de pedra e terra. Campo Grande virou um bairro fantasma, acho que nunca mais vai voltar ao normal, com o tempo as pessoas esquecem”, declara o caseiro.

Comerciantes ainda lamentam prejuízo um mês depois da chuva (Foto: Tássia Thum/G1)

No Centro de Nova Friburgo, o clima é de volta à rotina. Apesar das marcas de barro e lama no canto das ruas, o trânsito de pessoas é intenso. Mas, para alguns comerciantes, o recomeço ainda está longe. O empresário Gilberto da Silva está com a sua loja de doces e souvenirs fechada há um mês.

A chuva levou grande parte do estoque da loja e derrubou prateleiras. Com a ajuda de amigos e funcionários, Gilberto pretende reabrir o comércio em dois meses. A loja fica na Praça do Suspiro, um dos principais pontos turísticos da cidade.

“O comércio em Nova Friburgo está totalmente parado. Acho que as coisas vão voltar à normalidade, em 6 meses, até um ano, quem sabe”, lamenta o comerciante.

Nenhum comentário:

Maior time do Brasil e do Mundo !!!

Maior time do Brasil e do Mundo !!!
Sensacional !!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

FIQUE POR DENTRO DO MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO!!!!