LEONARDO MATTOS BLOG®. Em Tudo. Você se liga por aqui!

SLOGAN LMB®.
Powered By Blogger

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® - MÚSICA. Você vê por aqui!

A MÚSICA É A ARTE MAIS INTENSA, EMOCIONANTE E EMPOLGANTE DE TODAS. E FAZ GERAR A ARTE DA DANÇA. QUE É O BALANÇAR DO CORPO, O AGITAR DA SUA MATÉRIA, QUE FAZ TODAS AS SUAS DIFICULDADES E DOENÇAS SAÍREM DE VOCÊ.

Feliz Junho !!!

E-MAIL: leonardomattosblog@gmail.com.

domingo, 19 de junho de 2011

GLOBO: "O ASTRO": 60 capítulos e diversas lições de dramaturgia!!!! ESTREIA EM 12 DE JULHO, ÀS 23H!!! SÓ NA PODEROSA!!!!

Novela que marcou época entre 1977 e 78 lançou o bordão “quem matou”, que mobilizou até o general-presidente Geisel

O retorno da novela O Astro à tela da Globo, como minissérie em 60 capítulos a partir de 12 de julho, não é, como se diz nos créditos finais de um folhetim, mera coincidência. A trama foi a aposta da emissora, que a exibiu no fim dos anos 1970, para marcar os 60 anos da teledramaturgia brasileira e abrir uma possível faixa de remakes às 23h. Uma aposta de peso. Clássico de uma grife da dramaturgia nacional, a autora Janete Clair, e responsável por criar padrões que ainda são seguidos pelos autores de hoje, O Astro é considerada uma das melhores novelas já produzidas.

Foram várias as inovações de O Astro. Ela usou o suspense de maneira inédita, e fez com que os brasileiros se perguntassem por meses “quem matou Salomão Hayala". O bordão seria retomado anos depois em Vale Tudo, com a morte de Odete Roitman. E ainda hoje, quando é preciso vitaminar o ibope de uma trama das 21 horas, o truque do assassinato com vários suspeitos é usado: Passione, que esteve no ar até janeiro deste ano, certamente não foi a última a lançar mão dele.

O personagem principal de O Astro também causou estranheza em 1977. Nunca houvera no horário nobre um anti-herói tão sedutor quanto Herculano Quintanilha (papel que foi do ator Francisco Cuoco e agora é de Rodrigo Lombardi), astrólogo charlatão e desonesto. Dali em diante, o estudo da ambiguidade moral foi um dos temas principais das novelas.

Há muito mais para lembrar: Tony Ramos, por exemplo, protagonizou o primeiro nu masculino, enquanto Elizabeth Savalla tinha um trabalho inesperado - era uma mulher batalhadora, que ganhava a vida dirigindo um taxi. A menopausa foi um tema delicado que Janete Clair se atreveu a abordar.

O Astro, a releitura - Embora em clássico não se deva mexer muito, como recomenda Cintia Lopes, co-autora do livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, o remake de O Astro deve conter adaptações. “Lá se vão mais de vinte anos entre uma versão e outra. Com isso, foi preciso modernizar o perfil dos personagens. Mantivemos o essencial, mas os caminhos serão diferentes”, afirmam os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro (leia aqui a entrevista completa).

A trama é centrada no trambiqueiro com pinta de vidente Herculano Quintanilha. Ele tenta dar um golpe nos moradores de uma cidade pequena, mas é enganado por seu parceiro, o também desonesto Neco (Flávio Migliaccio, agora Humberto Martins), que foge com todo o dinheiro. Herculano é preso, e na cadeia aprende sobre ilusionismo. Quando ganha a liberdade, passa a se apresentar em um teatro no Rio de Janeiro, e se transforma no Professor Astro.

É durante os shows que Herculano reencontra seu desafeto Neco e conhece sua paixão Amanda (Dina Sfat, agora Carolina Ferraz). Ele se envolve ainda com o poderoso empresário Salomão Hayala (Dionísio Azevedo, agora Daniel Filho), que é pai de Márcio (Tony Ramos, agora Thiago Fragoso).

A sintonia com a versão original da novela pode ser encontrada em brincadeiras caras aos remakes. Francisco Cuoco volta como o mestre Ferragus, tutor de Herculano na arte da magia. Daniel Filho, que dirigiu a primeira novela com Gonzaga Blota, será o novo Salomão Hayala. O tema de abertura, a canção Bijuterias, de João Bosco, viva no inconsciente coletivo, retorna igual para a satisfação dos saudosos. E, para quem está se perguntando o que acontecerá com Salomão Hayala, a resposta é sim, ele vai morrer. Já o assassino deve mudar. Será preciso assistir à trama para conhecê-lo, dizem os autores, que querem repetir a comoção causada pelo folhetim original.

Em 1978, a mobilização em torno do assassinato do industrial libanês ganhou não apenas as manchetes de jornais e revistas, mas também o interesse de Ernesto Geisel e de Carlos Drummond de Andrade. O general-presidente lançou a infame pergunta ao diretor Daniel Filho, ao que teve de ouvir tratar-se de um “segredo de estado”. E o poeta sepultou o assunto na coluna que assinava no Jornal do Brasil - só depois, é claro, de subirem os letreiros finais. “Agora que O Astro terminou, vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando.”

Remake, força e risco - Releituras não são, por si sós, garantia de sucesso. Da mesma aclamada Janete Clair, Pecado Capital, por exemplo, não repetiu o sucesso original ao voltar à TV na faixa das 18h, em 1998, com texto de Glória Perez. A Globo testa agora um formato mais enxuto, num horário que pode atrair tanto saudosos do original quanto um público bem mais jovem. Há outro remake no forno. Em 2012, Silvio de Abreu volta com Guerra dos Sexos.Também ela foi uma trama inovadora, que inaugurou, em 1983, a comédia do estilo pastelão, além de usar recursos não-convencionais, como personagens que se dirigiam às câmeras e "conversavam" com os telespectadores. “É bom que se mostre às novas gerações a relevância dos clássicos", diz Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia de Artes e Ciências da Televisão de Nova York. "Os clássicos dão estofo e cultura a pessoas que nasceram mergulhadas na cultura televisiva e digital."

Nenhum comentário:

Maior time do Brasil e do Mundo !!!

Maior time do Brasil e do Mundo !!!
Sensacional !!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

FIQUE POR DENTRO DO MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO!!!!