LEONARDO MATTOS BLOG®. Em Tudo. Você se liga por aqui!

SLOGAN LMB®.
Powered By Blogger

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® - MÚSICA. Você vê por aqui!

A MÚSICA É A ARTE MAIS INTENSA, EMOCIONANTE E EMPOLGANTE DE TODAS. E FAZ GERAR A ARTE DA DANÇA. QUE É O BALANÇAR DO CORPO, O AGITAR DA SUA MATÉRIA, QUE FAZ TODAS AS SUAS DIFICULDADES E DOENÇAS SAÍREM DE VOCÊ.

Feliz Junho !!!

E-MAIL: leonardomattosblog@gmail.com.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI 2011: VOCÊ SABIA? O MAIOR TAPETE DE SAL DA AMÉRICA LATINA ESTÁ EM SÃO GONÇALO-RJ!!!!!


A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizará, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, um dos mais importantes eventos turísticos e de fé do país: a Missa Campal seguida da Procissão de Corpus Christi.

Conhecido em todo país, neste ano, o evento será realizado quinta-feira (dia 23/06/11) e vai reunir 231 painéis, produzidos por diversas comunidades católicas do município. No ano passado, o tapete de painéis beirou dois quilômetros de extensão. Trata-se do maior tapete religioso da América Latina. A manifestação de fé e arte começará no dia anterior (22), com louvor, às 20h, em frente à escadaria da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro, com os cantores Gláucio Luiz e Márcia acompanhados de banda uma católica.

No dia de Corpus Christi (23), antes da missa campal, que será celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, e está marcada para as 8h, haverá louvor com músicos de bandas católicas. Neste momento, os painéis religiosos que formarão o tapete já estarão prontos, já que serão produzidos durante a madrugada.

As confecções dos tapetes são feitas em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade. Os painéis são produzidos com serragem (cerca de 100 kg), borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. No fim da manhã, o resultado é nada menos que o maior tapete religioso da América Latina. A previsão de ocupação dos painéis é de 1.900 metros, somando os trechos das três vias.

“Em São Gonçalo, a celebração de Corpus Christi se inicia com a confecção dos tapetes. É uma manifestação de arte popular, além de ser um evento turístico, devido à beleza de suas formas, que resultam em um trabalho artesanal, onde mãos se unem através da religiosidade, transmitindo uma mensagem de esperança, numa festa musical com muita alegria e cores vibrantes.

É uma grande expressão do sentimento de fé de toda uma população”, define o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro.
Neste ano, haverá apoio de transportes da prefeitura na locomoção dos materiais utilizados pelos artistas religiosos que produzem os painéis. Dessa forma, a medida prevê oferecer mais conforto aos grupos, que por tantos anos realizam esse feito.

A missa campal será conduzida pelo arcebispo Dom Alano Pena, em um grande palco montado em frente à Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante. O início está marcado para as 8h, no dia 23 de junho. Após a cerimônia, a procissão sairá desse ponto, por volta das 11h, e segue por toda a extensão do tapete. Mais de cinquenta padres, de diversas comunidades, acompanharão o cortejo.

Além de ser uma das mais fortes manifestações de fé do Brasil, a iniciativa também reforça a preservação das mais diversas expressões culturais e turísticas presentes no município.

Esforços conjuntos – O evento é realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói. Para assegurar a excelência da organização, estão envolvidas, além da Secretaria de Cultura e Turismo, as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Transporte (Guarda Municipal), Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Comunicação, Planejamento, além da Fundação de Artes de São Gonçalo e do Gabinete da Prefeita.

Esquema de trânsito – No dia 22 de junho, quarta-feira, o trânsito será fechado às 18h, parcialmente, e totalmente às 20h, para a passagem de veículos, nas vias principais do Centro, as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha. O trânsito será reaberto somente após o meio-dia da quinta-feira (23/06).

Nenhum comentário:

Maior time do Brasil e do Mundo !!!

Maior time do Brasil e do Mundo !!!
Sensacional !!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

FIQUE POR DENTRO DO MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO!!!!