LEONARDO MATTOS BLOG®. Em Tudo. Você se liga por aqui!

SLOGAN LMB®.
Powered By Blogger

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® E VOCÊ - TUDO A VER!!!!

LEONARDO MATTOS BLOG® - MÚSICA. Você vê por aqui!

A MÚSICA É A ARTE MAIS INTENSA, EMOCIONANTE E EMPOLGANTE DE TODAS. E FAZ GERAR A ARTE DA DANÇA. QUE É O BALANÇAR DO CORPO, O AGITAR DA SUA MATÉRIA, QUE FAZ TODAS AS SUAS DIFICULDADES E DOENÇAS SAÍREM DE VOCÊ.

Feliz Junho !!!

E-MAIL: leonardomattosblog@gmail.com.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SÃO GONÇALO-RJ. BERÇO DA UMBANDA. COISA QUE POUQUÍSSIMAS PESSOAS SABEM. (Liberdade Religiosa. A gente vê por aqui!)


Além do feriado da Proclamação da República, hoje também é um dia de homenagem para os umbandistas de todo o Brasil. No dia 19 de março de 2008, foi aprovado o Projeto de Lei 5687/05, do deputado Carlos Santana (PT-RJ), que instituiu o Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado anualmente em 15 de novembro.

Mas o que muita gente não sabe é que a Umbanda, uma das religiões mais populares do país, é genuinamente brasileira e gonçalense. Surgiu exatamente no dia 15 de novembro de 1908, no bairro de Neves, em São Gonçalo.

ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES

Naquele dia, Zélio Fernandino de Moraes, um jovem rapaz de 17 anos, de tradicional família gonçalense, ao receber o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em sua primeira manifestação mediúnica numa sessão espírita, foi orientado pela entidade a fundar a Umbanda.

O primeiro terreiro que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, foi instalado na Rua Floriano Peixoto, 30 - Neves. Desta tenda se originaram mais sete, como pólos da difusão da religião umbandista. Os seus rituais eram então muito influenciados pelo Catolicismo e pelo Kardecismo.

Em 1963, após 55 anos de atividades à frente da Tenda Nossa Senhora da Piedade, Zélio entregou a direção dos trabalhos as suas filhas Zélia e Zilméa de Moraes, e continuou ao lado de sua esposa Isabel Moraes trabalhando na Cabana de Pai Antônio, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras de Macacu.


Mas durante o período que morou em São Gonçalo, Zélio não se dedicou apenas à sua crença. Como era norma não receber recompensa pelo bem distribuído, dedicava-se às atividades profissionais normais, administrando os negócios de seu pai. Além desse trabalho, teve também uma rápida incursão pela vida política da cidade.

Em 18/05/1924, elegeu-se vereador, e em 10/01/1927, foi reeleito para um segundo mandato, empossado no dia 30 seguinte e escolhido por seus pares, na mesma data, para ser secretário do Legislativo gonçalense. Após cumprir o mandato de três anos, afastou-se definitivamente da política.

Zélio faleceu no dia 3 de outubro de 1975 em Cachoeiras de Macacu. Como homenagem, a Câmara Municipal de São Gonçalo batizou com seu nome uma rua no bairro de Mangueira.

Como podemos observar, meus caros leitores, a nossa cidade é rica de fatos históricos. Além desse relatado acima, temos outros importantes como a primeira corrida automobilista do país realizada aqui, a primeira residência para imigrantes (Ilha das Flores), o primeiro Clube Naturista do Brasil (Ilha do Sol), a Fazenda Engenho Novo (Monjolos), que era refúgio de descanso de D. Pedro II, entre outros.

Portanto, se faz mais do que necessário a construção de um Museu Histórico Gonçalense, como forma de preservar, difundir e valorizar a história do nosso município junto à população e aos turistas.

Prefeita e pessoal da cultura, por favor, façam alguma coisa para engrandecer as nossas riquezas culturais!

Nenhum comentário:

Maior time do Brasil e do Mundo !!!

Maior time do Brasil e do Mundo !!!
Sensacional !!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

TV LMB®!!!! VIVA ESSA EMOÇÃO!!! O MELHOR CONTEÚDO!!! TUDO PRA VOCÊ!!!

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

BRASILEIRÃO 2013!!!! AGUARDE...

FIQUE POR DENTRO DO MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO!!!!